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Viracopos cresce acima da média e sobe em ranking de passageiros
Com um crescimento 10% acima da média nacional em 2012, em comparação ao ano anterior, Viracopos subiu duas posições no ranking de movimentação de passageiros. O aeroporto de Campinas (SP) foi o sétimo do Brasil em número de pessoas que passaram pelo terminal. Em 2011, Viracopos registrou a nona maior movimentação, quando recebeu 7,5 milhões de passageiros e, em 2010, o aeroporto de Campinas não aparecia entre os dez maiores. No ano passado, 8,8 milhões de passageiros passaram por Viracopos, uma elevação de 16,5%. Os aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) cresceram 6,4%, em média, segundo o balanço mais recente. Em relação a movimentação de aeronaves, Viracopos recebeu 115 mil em 2012, número 15,5% maior ao do ano anterior. Apesar do crescimento, o aeroporto não oferece uma segunda opção para pousos e decolagens. Após problemas em um avião cargueiro, em outubro, a operação ficou suspensa durante 45h. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos afirma que irá recuperar a pista auxiliar até setembro deste ano. A taxiway, que pode ser usada para voos em situações emergenciais, possui um alerta de segurança desde 2006, por conta da precariedade na pavimentação. A previsão é que a segunda pista seja inagurada em 2017. Novo terminal Em 2014, com o novo terminal pronto, a expectativa da concessionária que administra o aeroporto de Campinas é receber 14 milhões de passageiros. No fim da concessão, em 2042, estima-se que 80 milhões de pessoas passem em Viracopos por ano. A iniciativa privada assumiu a administração de Viracopos em 14 de novembro, após o leilão de concessão realizado pelo governo federal em fevereiro. Desde a ocasião, empresas conduzem todas as atividades funcionais do aeroporto..

All Nippon Airways cancela mais de 450 voos após problema em Boeing 787
A All Nippon Airways, que tem a maior frota de jatos 787 Dreamliner da Boeing, cancelou nesta sexta-feira mais 78 voos programados para 29 a 31 janeiro, elevando o total de cancelamentos da empresa japonesa a 459 desde que um dos aviões fez um pouso de emergência no último dia 16. Todos os Dreamliners tiveram as operações suspensas em 17 de janeiro devido a problemas na bateria. A ANA, que tem 17 dos 50 Dreamliners que a Boeing já entregou até o momento, disse que os cancelamentos afetaram mais de 58 mil passageiros, acrescentando que irá anunciar no sábado quais voos não irão decolar a partir de 1o de fevereiro.

Emirates SkyCargo adquire três Boeing 777F
A SkyCargo, divisão de cargas da Emirates, adquiriu três Boeing 777F, aumentando sua capacidade e expandindo sua rede de rotas. Ao todo, a transportadora soma dez aeronaves operando uma malha aérea de 12 destinos. Em março, mais um Boeing 777F será adicionado à frota. "Como uma das maiores transportadoras de carga aérea do mundo, continuamos a investir em nossa frota e a expandir nossas rotas, o que nos permite oferecer mais flexibilidade e novas frequências aos nossos clientes", disse Ram Menen, vice- presidente sênior da SkyCargo. Cada Boeing 777F tem capacidade de transporte de 103 toneladas.

Embraer anuncia acordo bilionário no mercado aéreo dos EUA
Com um negócio bilionário anunciado nesta quinta-feira (24), a Embraer ganhou força para competir no concorrido mercado aéreo dos Estados Unidos. O negócio pode chegar a US$ 4 bilhões de dólares, mais de R$ 8 bilhões. No competitivo mundo da aviação doméstica, a Embraer fechou um acordo para vender inicialmente 47 jatos E-175. As encomendas podem dobrar, porém, chegando a 94 aviões. As aeronaves foram comprados pela Republic Airways e vão operar em rotas regionais nos Estados Unidos, que pertencem à American Airlines. A Embraer tem o produto certo para o novo momento do mercado doméstico americano. A crise econômica obrigou as empresas de aviação a reduzir ainda mais os custos, a buscar alternativas para aumentar o transporte de passageiros sem aumentar as despesas. Aviões regionais com capacidade para levar 50 passageiros perderam mercado, e dificilmente vão sobreviver daqui para frente. O E-175 pode ser configurado para levar até 88 passageiros. Consegue transportar mais carga, consume menos combustível do que os principais concorrentes e ainda polui menos. Para Ozílio Carlos da Silva, ex-presidente da Embraer, o negócio fechado pela empresa é uma vitória sobre a principal concorrente, a canadense Bombardier. "É uma empresa em crescimento. O que é diferente da venda que a Embraer perdeu para Bombardier, que foi para clientes já antigos, estabelecidos", afirma. Para Robert Mann, especialista em aviação, a Embraer oferece o melhor avião da categoria, e afirma que a empresa pode ir ainda mais longe: "A escolha americana pelo E-175 para a operação regional, muito provavelmente, vai resultar na escolha do Embraer 190 para as operações maiores", diz. O E-190 pode transportar até 114 passageiros, terreno dominado hoje pela Airbus e Boeing.

EgyptAir retira filmes "imorais" dos voos após reclamação de político
A EgyptAir, companhia aérea estatal do Egito, afirmou nesta quinta (24) que irá rever a escolha dos filmes que disponibiliza aos passageiros em seus voos para assegurar que eles respeitem "os costumes e valores egípcios". O anúncio foi feito após a reclamação de um congressista do país, membro da Irmandade Muçulmana, que se sentiu ofendido por um filme exibido enquanto viajava a bordo de um avião da companhia. A EgyptAir informou que interrompeu a exibição do filme a pedido de Ahmed Fahmy, líder da câmara alta do Parlamento egípcio e membro do Partido Justiça e Liberdade (PJL), braço político da irmandade. Em comunicado, a empresa disse que o congressista "expressou reservas em relação a uma das cenas do filme". O filme em questão não teve seu nome divulgado pela companhia, mas a imprensa local identificou a obra como "Arees Mama" (o pretendente da mamãe), uma produção de décadas atrás protagonizada pela atriz egípcia Nelly --não há informações sobre a obra ou seu ano de lançamento no site especializado IMDb. Um jornal do país afirmou que Fahmy se sentiu ofendido por uma cena de intimidade. ?O caso pode levantar preocupações em relação a um possível cerceamento da Irmandade Muçulmana - principal braço de sustentação do presidente do país, Mohamed Mursi - sobre a liberdade de expressão no Egito. Escrita por um Parlamento dominado pela organização, o país aprovou uma nova Constituição em dezembro que pode, potencialmente, restringir liberdades civis e direitos femininos e de minorias religiosas. Em resposta às críticas publicadas sobre o caso, a EgyptAir afirmou ainda que o incidente ocorreu em um voo de Cartum, no Sudão, ao Cairo, e que a solicitação de Fahmy foi feita "educadamente e sem distúrbios". "A exibição foi interrompida na classe executiva e não houve reclamações ou objeções dos passageiros", disse a companhia.

Turkish Airlines encomendará mais de 100 aeronaves no 1o tri
A Turkish Airlines pretende encomendar mais de 100 aviões até o fim de março e vai finalizar o pedido de cinco novos Airbus A330-300 nesta semana, a serem adicionados aos 35 jatos encomendados no ano passado, disse o presidente de Conselho da companhia à Reuters. "Eu não posso dar um número exato para os pedidos, mas muito provavelmente serão mais de 100. Nós pretendemos finalizar o pedido até o fim de março", disse o presidente de Conselho, Hamdi Topcu, em uma entrevista em seu escritório em Istambul. "Nós encomendamos 20 Boeings 777-300 e 15 Airbus A330-300, no ano passado. Queremos essas aeronaves o mais rápido possível e estamos negociando a inclusão de cinco outros A330s nessa encomenda. Nós pretendemos finalizar tudo nesta semana." A companhia, em que o governo tem participação de 49 por cento, está cogitando a emissão de títulos para financiar sua expansão, mas uma oferta pública secundária não é considerada no momento, segundo Topcu.

Diretor de empresa aérea será julgado por acidente ocorrido em 2004 no AM
O sócio e diretor da Rico Linhas Aéreas, Metin Yurtserver, será julgado pela Justiça Federal por prática de atentado à segurança de transporte aéreo, segundo o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O anúncio foi feito pelo Judiciário nesta segunda-feira (21). O processo faz referência ao acidente com uma aeronave da empresa ocorrido em maio de 2004, no qual 30 passageiros e três tripulantes morreram. O processo já foi encaminhado à Justiça Federal. O avião modelo Brasília de prefixo PT-WRO fazia a rota São Paulo de Olivença com escalas em Tabatinga e Tefé, municípios do interior do Amazonas. A aeronave caiu por volta das 18h20 do dia 14 de maio, a 20 quilômetros do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. A ação penal foi instaurada com base no parecer do Ministério Público Estadual (MPE), no inquérito policial da Delegacia Especializada em Ordem Pública e Social (Deops), no dia 22 de junho de 2009. Ao todo, 15 incidentes foram narrados na denúncia. Yurtserver foi denunciado no artigo 261 do Código Penal Brasileiro que diz 'expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea', com pena de reclusão de quatro a doze anos, em caso de naufrágio, submersão ou encalhe de embarcação, queda ou destruição de aeronave. Ao analisar o processo, o juiz titular da 9a Vara Criminal da Comarca de Manaus, Henrique Veiga Lima, declinou da competência de julgamento da Justiça Estadual, uma vez que a matéria trata-se de âmbito federal. "Constatei a incompetência da Justiça Estadual para processar e julgar a prática de atentado à segurança de transporte aéreo, por força de comando constitucional", justificou em seu despacho, referindo-se ao artigo 109, inciso IV, da Constituição Federal, que diz que 'aos juízes federais compete processar e julgar: IV - os crimes políticos e as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas, excluídas as contravenções e ressalvada a competência da Justiça Militar e da Justiça Eleitoral'. O juiz considerou ainda, a possível incidência da regra do artigo 109, inciso IX, que cuida dos crimes praticados a bordo de aeronave, sendo necessário esclarecer ainda se houve culpa dos controladores de voo, que executam serviço próprio da União. Henrique Veiga fala de um contato entre o piloto e a torre de controle travado nos momentos finais do voo. Nesta conversa, segundo um trecho da decisão, foram estabelecidas as coordenadas em que seria feita a rampa de descida, a aproximação do aeródromo e o pouso, dando-se início a um processo de vetoração. "Naquela ocasião, aproximou-se, também para pouso, outra aeronave que, por transportar passageiro em estado que requeria cuidados médicos, teve preferência na aterrissagem, sendo orientado à aeronave sinistrada que descrevesse uma curva à esquerda, no entanto a curva foi feita para direita. Entretanto, essa manobra acabou autorizada pelo controle de voo, porém, o avião que sofreu o desastre continuou descendo até colidir com o solo e, mesmo em que pese se encontrar voando abaixo da altitude de segurança, a torre de controle não o alertou daquela situação", disse uma parte da decisão.

Com 168 ocorrências em 2012, Brasil atinge novo recorde de acidentes aéreos
O Brasil registrou o maior número de acidentes aéreos no século 21 no ano passado. As informações estão em um relatório divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). De acordo com o documento, que traz dados da aviação civil a partir de 2001, no ano passado foram registrados 168 acidentes, superando o recorde anterior, atingido em 2011, com 159 acidentes. Em média, o país registrou um acidente a cada 2,1 dias e, desde 2001, foram registrados 1.150 acidentes aéreos. Do número total registrado em 2012, 146 acidentes envolveram aviões e os outros 22 ocorreram com helicópteros (que registraram queda em relação a 2011, quando registrou-se 27 acidentes). De acordo com o Cenipa, o percentual de envolvimento da frota nacional com acidentes chegou a 0,36% dos aviões e helicópteros, maior índice desde 2007 (quando 0,59% da frota foi atingida). Em relação a 2011, o ano passado teve aumento de 12% neste índice, quando o percentual ficou em 0,32 pontos. Também houve aumento de vítimas fatais resultantes em acidentes aéreos. Em 2012, 32 ocorrências resultaram em mortes, mesmo registro de 2007, quando foi atingido o maior número do século. Dessas, 29 acidentes envolveram aviões, e três com helicópteros. Porém, como não houve acidentes com vôos de linha no ano passado, houve uma queda no número de mortes. Em 2012, foram registrados 71 mortes e, em 2011, 90. Desde 2001, a aviação civil brasileira registrou 1.124 mortes.

FAB moderniza aviões para segurança na Copa do Mundo
A Força Aérea Brasileira (FAB) irá modernizar cinco aeronaves modelo E-99, que têm um radar na parte superior para detectar, rastrear e identificar alvos aéreos e transmitir essas informações para centros de controle. De acordo com a FAB, a tecnologia estará disponível durante a Copa do Mundo de 2014. Serão atualizados os sistemas de comando e controle, do radar de vigilância aérea, e dos equipamentos de guerra eletrônica, incluindo as ferramentas para proteger a aeronave de interferências provocadas por inimigos. Foram compradas seis estações de planejamento e análise de missão, para treinamento e aperfeiçoamento das tripulações. O contrato para a modernização, firmado entre a FAB e a Embraer Defesa e Segurança, chega a R$ 430 milhões. Os aviões são capazes de realizar missões de gerenciamento do espaço aéreo, posicionamento de caças e controle de interceptação, inteligência eletrônica e vigilância de fronteiras. Eles entraram em operação em 2002, como parte das aquisições voltadas para o controle e defesa da região Amazônica.

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